quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sobre Jesse Livermore

Jesse Lauriston Livermore (26 de Julho de 1877 - 28 de Novembro de 1940) foi um notável investidor americano do início do século XX.


► Biografia

Considerado por muitos o melhor especulador da sua época ou mesmo de todos os tempos, embora não tenha sido a primeira celebridade do mundo da especulação, foi o mais famoso de sua época.

>> Continue lendo >>

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Mente Milionária

Para saber o que realmente faz a diferença entre as pessoas com muito dinheiro e as pessoas com pouco dinheiro, o pesquisador Thomas Stanley, após entrevistas com os ricos norte-americanos, decidiu publicar seus estudos no livro A Mente Milionária (Sem Segredos).

Alguns artigos sobre o livro foram publicados na web, como no site da folha (clique aqui).

Após estudar por 20 anos a vida dessas pessoas, Stanley concluiu que os ricos possuem estas características:

>> Continue lendo >>

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fóruns sobre Ações

Classificada pela wikipédia como um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados, a Internet se tornou a base de qualquer jovem investidor.

Procurar por informações sobre a Bolsa de Valores nos diversos sites de buscas é quase que uma obrigação para quem quer aprender sobre o mercado acionário.

Existem diversos tipos de sites que exploram esse universo, retornando ao jovem investidor os mais diversos conteúdos sobre o mercado, permitindo que cada um tire suas próprias conclusões sobre investir ou não na Bolsa de Valores, analisando a questão risco x retorno.

>> Continue lendo >>

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mercado de Ações

Para conhecer como funciona o Mercado de Ações, o estudo de alguns conceitos se torna fundamental.

Sabemos que uma companhia quando realiza a abertura de seu capital está buscando no mercado uma forma de captalizar recursos que serão responsáveis por financiar seus projetos. Esse tipo de negociação ocorre no Mercado Primário.

Essa abertura de capital, permite que qualquer pessoa se torne um acionista da companhia, bastando apenas realizar a compra dessas ações no que chamamos de mercado secundário.

Após o primeiro passo da companhia, ela passa a ser chamada de Companhia Aberta, tendo seus valores mobiliários negociados em Bolsas de Valores ou no Mercado de Balcão.

>> Continue lendo >>

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Índices Mundiais

Após entender como funciona o Índice Bovespa (Ibovespa), resolvi pesquisar sobre os índices mundiais e a importância dos mesmos nas bolsas ao redor do mundo.

Cabe ressaltar que quando falamos em Índices, estamos falando sobre indicadores de desempenho, compostos por um conjunto de ações.

Com base nessas informações, conseguimos nos orientar na tomada de decisões, abrindo ou fechando posições, pois observamos o sentimento dos investidores ao redor do mundo.

>> Continue lendo >>

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ibovespa - Composição e Importância

A importância do Índice Bovespa (Ibovespa) é expresso através do seguinte trecho retirado do site da BMF&Bovespa: "O Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBOVESPA e também de sua tradição, pois o índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação em 1968."

Sobre o valor atual, também retirado do site da BMF&Bovespa, segue o trecho: "É o valor atual, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações constituída em 02/01/1968 (valor-base: 100 pontos), a partir de uma aplicação hipotética. Supõe-se não ter sido efetuado nenhum investimento adicional desde então, considerando-se somente os ajustes efetuados em decorrência da distribuição de proventos pelas empresas emissoras (tais como reinversão de dividendos recebidos e do valor apurado com a venda de direitos de subscrição, e manutenção em carteira das ações recebidas em bonificação). Dessa forma, o índice reflete não apenas as variações dos preços das ações, mas também o impacto da distribuição dos proventos, sendo considerado um indicador que avalia o retorno total de suas ações componentes."

>> Continue lendo >>

Home Broker - Escolhendo

Observem o trecho a seguir: "Home Broker é um sistema oferecido pela Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) utilizado para conectar usuários ao pregão eletrônico no mercado de capitais. Usado como instrumento para negociação no mercado de capitais via internet, ele permite que sejam enviadas ordens de compra e venda através do site de uma corretora na internet."

A ferramenta que pode ser considerada como uma revolução no mercado de capitais, permite que os jovens possam investir seus recursos sem que saiam de casa, necessitando apenas que se cadastrem em alguma corretora que ofereça o serviço.

A dica aos amigos é que tenham atenção na hora de investir, escolhendo ativos que proporcionem maior liquidez e retorno, além de analisar o risco envolvido, limitando possíveis perdas.

Confira no site da BMF&Bovespa a lista de corretoras que oferecem o serviço de Home Broker.

Observem os valores cobrados nas operações (Taxa de Corretagem - Fixa ou Variável) e a Taxa de Custódia (mensal). A Taxa de Emolumentos é cobrada pela BM&FBovespa (confira aqui) e a Taxa de Liquidação pela CBLC.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Crianças x Dinheiro

O que as crianças devem saber sobre educação financeira ?

Comecei o dia pensando sobre a minha relação com o Dinheiro e como fui influenciado pelos meus pais na infância sobre o tema.

Nossos valores são formados quando ainda somos muito pequenos, cometendo erros e recebendo a orientação dos mais velhos, que através dos "puxões de orelha" nos mostram o caminho que devemos seguir, para ter um futuro próspero.

Criar uma reflexão sobre a relação Criança x Dinheiro devem ir muito além da personalidade dos envolvidos, como também das classes sociais e do grau de conhecimento dos mais velhos (orientadores).

>> Continue lendo >>

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Termos - ABCD

A cada dia que passa mais aumenta meu interesse pelo mercado financeiro. Aproveitei o dia para realizar diversas pesquisas sobre os termos utilizados nesse mundo – repare nas influências norte-americanas e européias em nossa cultura.

Vale ressaltar que a internet é realmente rica de informações e que muitos colaboradores fornecem informações úteis aos novos investidores (aqui me incluo).

Confira a pequena lista (Letras A B C D):

>> Continue lendo >>

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Juventude na Bolsa de Valores

Após os primeiros instantes de análise do Mercado de Capitais, aprendendo sobre os conceitos de tendências e períodos de investimentos (curto prazo, médio prazo e longo prazo), decidi fazer uma reflexão sobre a entrada de novos investidores na Bolsa de Valores e, consequentemente, sobre a juventude atraída pela rentabilidade proporcionada.

É notável o aumento do interesse das pessoas físicas em aplicarem suas economias na Bolsa de Valores.  Assim como a estratégia de marketing da Bovespa em popularizar o investimento em ações no Brasil - a bolsa pretende elevar para 5 milhões o número de investidores diretos até o fim de 2014.

É fato que a crise de 2008 afetou diretamente não só a Bolsa de São Paulo, como as bolsas internacionais. Para se ter noção do tamanho da crise, em 2008 a Bovespa atingiu os 29 mil pontos – antes da crise, a Bovespa já tinha atingido os atuais 70 mil pontos. Com toda essa oscilação em pouco mais de 2 anos, a juventude estaria preparada para “encarar” essa gangorra?

>> Continue lendo >>

Hora do Barzinho


Fim do primeiro dia de aula, então é hora do barzinho. Ninguém é de ferro, certo ?
Hoje escutei alguns veteranos falando da queda num troço que eles chamam de matriz, um tal de Dow Jones Industrial Average (Dow Jones) e fui logo perguntando o que isso influencia aqui.
Nossa, foi conversa para várias cervejas.
Consegui entender que é um índice dos Estados Unidos, por sinal criado em 1896 baseado na cotação das ações de 30 das maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos (By Wikipédia).
Aprendi que não é apenas esse indicador que existe por lá (existem também o Nasdaq Composite e o SP500 - Standard & Poor's 500).
Estou aprendendo ansioso pelos primeiros lucros e vou até postar uma imagem que achei pela net.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Primeiro Dia de Aula

Sinto aquela sensação do primeiro dia de aula, quando reparava a expressão de cada colega de turma, tentando ser mais aceito possível, querendo um pouco da atenção dos colegas, sem ficar exposto demais.
Exatamente assim vou chegando nesse mundo das bolhas, dos subprimes, dos violinos, das sardinhas e dos tubarões.
Com aquele interesse de calouro (não estou falando nem das chopadas com as calouras e nem dos churrascos com as veteranas) em conseguir uma rápida formação vou tentar contribuir com um conteúdo apropriado sobre o mercado de capitais.
Aproveito para descer alguns lances de escadas e chegar até a Xerox mais barata. Comprarei meu material (lápis, caneta e borracha) e também as minhas cópias devidamente autorizadas.