segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ibovespa - Composição e Importância

A importância do Índice Bovespa (Ibovespa) é expresso através do seguinte trecho retirado do site da BMF&Bovespa: "O Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBOVESPA e também de sua tradição, pois o índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação em 1968."

Sobre o valor atual, também retirado do site da BMF&Bovespa, segue o trecho: "É o valor atual, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações constituída em 02/01/1968 (valor-base: 100 pontos), a partir de uma aplicação hipotética. Supõe-se não ter sido efetuado nenhum investimento adicional desde então, considerando-se somente os ajustes efetuados em decorrência da distribuição de proventos pelas empresas emissoras (tais como reinversão de dividendos recebidos e do valor apurado com a venda de direitos de subscrição, e manutenção em carteira das ações recebidas em bonificação). Dessa forma, o índice reflete não apenas as variações dos preços das ações, mas também o impacto da distribuição dos proventos, sendo considerado um indicador que avalia o retorno total de suas ações componentes."

» Finalidade

Poderemos compreender a finalidade do Índice Bovespa a partir do seguinte trecho: "A finalidade básica do Ibovespa é a de servir como indicador médio do comportamento do mercado. Para tanto, sua composição procura aproximar-se o mais possível da real configuração das negociações à vista (lote-padrão) na BM&FBOVESPA."

» Composição

Com relação à participação de cada ativo no IBovespa, o destaque fica por conta da Vale PNA N1 com 12,046%, seguida pela Petrobrás PN com 8,914%. Em terceiro aparece o Itau Unibanco PN N1 (3,896%), seguido pela BMF&Bovespa ON ED NM (3,878%) e pela OGX ON NM (3,604%).

Quando a participação é avaliada por setor, o destaque fica por conta do setor de Materias Básicos/ Mineração com 16,424%, seguido pelo setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis com 15,889% e pelo setor de Financ e Outros/ Interms Financs com 13,002%. Em quarto lugar aparece o setor de Construção e Transp/ Constr. e Engenh com 8,994%.

Para visualizar a composição completa do Ibovespa clique aqui.
*Todos os dados foram recolhidos com data base de 22/11/2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário