quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Termos - ABCD

A cada dia que passa mais aumenta meu interesse pelo mercado financeiro. Aproveitei o dia para realizar diversas pesquisas sobre os termos utilizados nesse mundo – repare nas influências norte-americanas e européias em nossa cultura.

Vale ressaltar que a internet é realmente rica de informações e que muitos colaboradores fornecem informações úteis aos novos investidores (aqui me incluo).

Confira a pequena lista (Letras A B C D):
ADR: American Depositary Receipts – Certificados que representam ações de companhias sediadas no exterior dos EUA – Os bancos norte-americanos são responsáveis pela emissão desses certificados.

After-Market: Sistema eletrônico de negociação de valores mobiliários – Abrange apenas as negociações no Mercado à vista –Ocorre após o fim do pregão regular (Conferir no site da Bovespa).

BDR: Brazilian Depositary Receipt – Certificados que representam ações de companhias sediadas no exterior do Brasil – Emitido por instituição depositária no Brasil.

Bear Market: Designação para um mercado que apresenta o preço de seus ativos em baixa.

Bearish: Designa uma tendência de desvalorização dos preços.

Blue Chips: Grandes organizações nacionalmente conhecidas, bem estabelecidas no seu ramos e com grande lucratividade.

Book building: Sistema de venda de valores mobiliários por oferta pública que fixa um preço máximo e um preço mínimo para as ordens de compra dos investidores.

Break Even Point: Ponto de Equilíbrio entre as despesas e as receitas de uma empresa – Utilizado também para se referir ao lucro ou prejuízo do investidor do mercado de ações.

Bull Market: Designação para um mercado que apresenta o preço de seus ativos em alta.

Bullish: Designa uma tendência de valorização dos preços.

Buy and Hold: Estratégia de acumulação de ações ao longo dos anos.

Buyer Market: Mercado favorável aos compradores.

Call: Opção de Compra.

Cash Flow: Fluxo de Caixa – Registro de entradas e saídas de recursos da empresa.

Circuit-Break: Artifício de segurança acionado nas bolsas de valores para interromper o pregão – Na Bovespa é ativado com quedas de 10% e 15%.

Clearing: Instituições que prestam serviços de compensação e liquidação de operações realizadas em bolsas de valores ou em outros mercados organizados.

Commodity: Qualquer tipo de mercadoria primária não manufaturada ou parcialmente manufaturada, passível de ser negociada em Bolsa de Mercadoria.

Compliance: Conjunto de regras e instruções de controles internos e certificações de qualidade e ética profissional nas atividades bancárias e de gestão de recursos - ditadas pelo BACEN (Banco Central).

Crash: Designa uma desvalorização abrupta das cotações das ações para níveis extremamente baixos.

Day Trade: Conjugação de operações de compra e de venda de um determinado ativo realizadas em um mesmo dia, para um mesmo comitente, e por uma mesma sociedade corretora.

Dealer: Intermediário da transação de títulos em bolsa de valores, que também pode comprar e vender títulos para a sua própria carteira e Instituições financeiras autorizadas pelo BACEN (Banco Central) a participar de leilões informais de câmbio e de títulos públicos.

Downsizing: Estratégia empresarial que se baseia na redução do tamanho e da complexidade da empresa, objetivando aumentar a relação entre eficiência e rentabilidade.

Créditos ao site: http://wiki.advfn.com/pt/Dicion%C3%A1rio_Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário