sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Crianças x Dinheiro

O que as crianças devem saber sobre educação financeira ?

Comecei o dia pensando sobre a minha relação com o Dinheiro e como fui influenciado pelos meus pais na infância sobre o tema.

Nossos valores são formados quando ainda somos muito pequenos, cometendo erros e recebendo a orientação dos mais velhos, que através dos "puxões de orelha" nos mostram o caminho que devemos seguir, para ter um futuro próspero.

Criar uma reflexão sobre a relação Criança x Dinheiro devem ir muito além da personalidade dos envolvidos, como também das classes sociais e do grau de conhecimento dos mais velhos (orientadores).

Poupar sempre, evitando gastos desnecessários é, talvez, a maior orientação que muitos recebem desde pequeno. Uma opção para poupar além do que "sobra" é criar uma "dívida fictícia" sobre o valor que deve ser poupado mensalmente. A maioria recebe essa orientação para que possam ter suas reservas para momentos difíceis e até mesmo para utilizar na aposentadoria.

Existe a frente que defende que o dinheiro deve ser gasto, com consciência, porque se pensarmos que não levamos bens materiais nenhum após a vida, isso faz muito sentido.

Aproveito para chamar a atenção sobre a possibilidade de ser escravizado pelo dinheiro. Muitos textos - encontrados em blogs e sites - fazem essa reflexão sobre o que significa ser escravizado pelo dinheiro. É preciso repensar sobre nossas atitudes, muitas vezes consumistas, que nos fazem viver em função do dinheiro, esquecendo alguns príncipios.

A intenção não é orientar sobre como devemos utilizar o dinheiro, seja poupando, investindo ou gastando, mas fazer com que os leitores se atentem para a educação financeira na infância. Fica sempre aquela pergunta no ar: Como nossas crianças enxergam o dinheiro ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário