quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Juventude na Bolsa de Valores

Após os primeiros instantes de análise do Mercado de Capitais, aprendendo sobre os conceitos de tendências e períodos de investimentos (curto prazo, médio prazo e longo prazo), decidi fazer uma reflexão sobre a entrada de novos investidores na Bolsa de Valores e, consequentemente, sobre a juventude atraída pela rentabilidade proporcionada.

É notável o aumento do interesse das pessoas físicas em aplicarem suas economias na Bolsa de Valores.  Assim como a estratégia de marketing da Bovespa em popularizar o investimento em ações no Brasil - a bolsa pretende elevar para 5 milhões o número de investidores diretos até o fim de 2014.

É fato que a crise de 2008 afetou diretamente não só a Bolsa de São Paulo, como as bolsas internacionais. Para se ter noção do tamanho da crise, em 2008 a Bovespa atingiu os 29 mil pontos – antes da crise, a Bovespa já tinha atingido os atuais 70 mil pontos. Com toda essa oscilação em pouco mais de 2 anos, a juventude estaria preparada para “encarar” essa gangorra?

Não estamos falando apenas de pessoas já formadas, pois quando consultamos os dados disponibilizados pela BM&FBovespa, verificamos a participação de jovens com idades inferior aos 18 anos. A questão é saber se essas pessoas (crianças) estariam suficientemente orientadas a investir sobre alto risco.

O fator tempo é fundamental para essa reflexão, pois teoricamente (“pela ordem natural das coisas”) os mais jovens levam vantagem nessa questão, podendo conseguir a sonhada independência financeira mais cedo que os demais.

» Educação Financeira

Retirado do próprio site da BM&FBovespa, o trecho “A educação é a base para mudança, por isso com determinação, vontade e disciplina comece agora mesmo a traçar uma nova forma de relação com o dinheiro” retrata exatamente o que penso.

Num outro trecho (“Por acreditar que um futuro financeiro de sucesso se constrói com informação e educação desde cedo, a BM&FBOVESPA dedica algumas de suas atividades aos jovens e às crianças”) a BM&FBovespa oferece ferramentas que poderão servir de orientação aos jovens investidores.

A BM&FBovespa vem contribuindo para a formação de novos investidores, oferecendo palestras gratuitas ao público – para conferir, acesse o site http://www.bmfbovespa.com.br.

Fica no ar, para um futuro debate, a interpretação sobre o tema, assim como as possíveis medidas que os governantes e a iniciativa privada podem adotar para contribuírem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário