quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mercado de Ações

Para conhecer como funciona o Mercado de Ações, o estudo de alguns conceitos se torna fundamental.

Sabemos que uma companhia quando realiza a abertura de seu capital está buscando no mercado uma forma de captalizar recursos que serão responsáveis por financiar seus projetos. Esse tipo de negociação ocorre no Mercado Primário.

Essa abertura de capital, permite que qualquer pessoa se torne um acionista da companhia, bastando apenas realizar a compra dessas ações no que chamamos de mercado secundário.

Após o primeiro passo da companhia, ela passa a ser chamada de Companhia Aberta, tendo seus valores mobiliários negociados em Bolsas de Valores ou no Mercado de Balcão.

Como Valores Mobiliários, entenda:

» Ações: títulos nominativos negociáveis que representam, para quem as possui, uma fração do capital social de uma empresa.

» Bônus de subscrição: títulos nominativos negociáveis que conferem ao seu proprietário o direito de subscrever ações do capital social da companhia emissora, nas condições previamente definidas.

» Debêntures: títulos nominativos negociáveis representativos de dívida de médio/longo prazos contraída pela companhia perante o credor, neste caso chamado debenturista.

» Outros títulos menos usuais: partes beneficiárias e notas promissórias para distribuição pública com ampla divulgação.

Cabe à CVM autorizar a abertura de Capital.

As ações representam uma fração do Capital Social da companhia, podendo ser do tipo:

» Ordinárias, que concedem àqueles que as possuem o poder de voto nas assembléias deliberativas da companhia; ou preferenciais, que oferecem

» Preferência na distribuição de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia, não concedendo o direito de voto, ou restringindo-o.

As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa.

As ações também podem ser diferenciadas por classes: A, B, C ou alguma outra letra que apareça após o "ON" ou o "PN". As características de cada classe são estabelecidas pela empresa emissora da ação, em seu estatuto social. Essas diferenças variam de empresa para empresa, portanto, não é possível fazer uma definição geral das classes de ações.

O lucro da companhia deve ser dividido com os acionistas, sendo caracterizado como dividendo. Vale ressaltar que o estatuto da empresa pode conter a informação sobre o dividendo que será distribuído (percentual sobre o lucro líquido ajustado desde que não seja inferior a 25%). Quando a informação não é encontrada no Estatuto Social, a empresa fica obrigada a dividir, no mínimo, a metade do lucro líquido ajustado.

São conhecidas como bonificações a distribuição de novas ações para os atuais acionistas. Excepcionalmente pode ocorrer a distribuição de bonificação em dinheiro.

Os acionistas têm ainda preferência na compra de novas ações emitidas ou direito de preferência na subscrição. Além de garantir a possibilidade de manter a mesma participação no capital total, esse direito pode significar ganho adicional, dependendo das condições do lançamento. Por fim, se não exercido, o direito pode ser vendido a terceiros. Esse processo é conhecido como subscrição.

Podemos dividir as ações com o objetivo de obter ganho(s) a médio e longo prazos, em oposição a resultados imediatos, como:

» "blue chips" ou de 1ª linha - são ações de grande liquidez (grande quantidade de negócios) e procura no mercado de ações por parte dos investidores, em geral de empresas tradicionais, de grande porte/âmbito nacional e excelente reputação;

» de 2ª linha - são ações um pouco menos líquidas, de empresas de boa qualidade, em geral de grande e médio portes;

» de 3ª linha - são ações com pouca liquidez, em geral de companhias de médio e pequeno portes (porém, não necessariamente de menor qualidade), cuja negociação caracteriza-se pela descontinuidade.

Outras informações serão tratadas mais a frente, como o perfil do investidor que será definido através do objetivo em função do tempo do investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário